Informações

O Vale do Matutu é um local ideal para a prática do Ecoturismo. É recomendado trazer sapatos e roupas confortáveis e adequadas para caminhadas, roupa de banho, chapéu ou boné, filtro solar, squeeze (garrafa d’água), lanterna, mochila de passeio e um agasalho de acordo c/ a estação do ano.

Estamos localizados a 17 kms de estrada de terra de Aiuruoca, aproximadamente 40 minutos, e a 800 mts do Casarão do Matutu, centro de informações para os visitantes, local de onde partem a maioria dos passeios e próximo de onde ficam os restaurantes, as lojas de artesanato local, Cooperativa de Produtos alimentícios, Spa de terapias alternativas e a Cachoeira das Fadas.

Os restaurantes locais ficam abertos para o almoço até as 16 hs, durante a semana, atendem apenas com reserva (exceto em alta temporada), estão localizados a 1500 e a 2500 metros da Pousada. Nenhum estabelecimento aqui no Matutu trabalha c/ cartão de crédito.

Agências Bancárias em Aiuruoca: Banco Bradesco, Banco do Brasil (Banco Postal) e CEF (Lotérica).

Operadoras de celular com sinal disponível em Aiuruoca: Vivo e Tim.

Carros chegam até a sede da pousada a 50 metros do estacionamento. Os chalés ficam a 100 metros da sede. Na estação mais chuvosa (Verão) a estrada de terra pode em alguns momentos, ficar em condições difíceis para carros comuns transitarem. Caso seja necessário, organizamos o traslado da cidade até aqui, cobrado à parte.

O perfil do local não é para pessoas na terceira idade com dificuldades de locomoção ou cadeirantes.

Estamos inseridos numa área de Reserva Ambiental com grande número de animais silvestres, para que não haja interferência neste habitat, não aceitamos animais domésticos.

Aqui nenhuma operadora de celular funciona, não temos Tv, frigobar, Internet wi-fi ou telefone nos quartos, apenas nas áreas sociais do Restaurante. Uma oportunidade de se desconectar das tecnologias e se reconectar à natureza.

O imponente Pico do Papagaio é avistado logo na entrada de Aiuruoca. O Vale do Matutu fica do lado oposto desta vista, de lá é vislumbrada a outra face do Pico em frente ao morro da Cabeça do Leão formando a silhueta de um “portal”. Quando ele é atravessado, entra-se para o cotidiano da montanha que segue um ritmo diferente da velocidade das cidades. Em harmonia com este ritmo, a Pedra Fina foi sendo lapidada até se transformar numa Jóia Rara da Mantiqueira!

Coordenadas do Google Earth: -22° 5' 0.64", -44° 39' 3.71"