Passeios

Cavalgadas pela Serra do Papagaio

A vocação turística do Vale se expressa primeiramente nos seus inúmeros atrativos naturais, o acesso a eles é feito por meio de caminhadas e cavalgadas, onde o visitante pode conhecer mirantes a mais de 2000 metros de altitude, ter uma vista panorâmica das paisagens montanhosas da Serra da Mantiqueira, observar remanescentes primários de Mata Atlântica, andar por campos de altitude, admirar imponentes formações rochosas e ter contato com espécies florestais endêmicas, destacando-se as bromélias, as orquídeas e diversas espécies arbustivas e arbóreas.

A abundância dos recursos hídricos presente na microbacia permite ao visitante desfrutar as várias cachoeiras formadas ao longo de toda a extensão do Vale. Além disso, ele pode travar contato com a curiosa formação sócio-cultural local que combina o estilo de vida rústico das famílias tradicionais da região e o modo de vida alternativa, adotado por moradores de origem urbana que, desde o início da década de 1980, passaram a habitar nesta área rural, contribuindo para a consolidação de práticas voltadas para valorização das relações comunitárias e para a conservação dos recursos naturais.

Casarão do MatutuEntidades como a Fundação Matutu, a AMA Matutu que tem sua sede no Casarão do Matutu, uma construção de 1904 que também funciona como centro de informações para os visitantes e a Broto Brasilis, tem contribuído social e ambientalmente para a gestão de um turismo sustentável. Procuramos seguir este princípio, gerando empregos, valorizando a produção local através da divulgação do artesanato e gêneros alimentícios e zelando pela preservação dos rios e matas.

Principais passeios saindo da Pousada:

Pico do Papagaio

PICO DO PAPAGAIO: 8 a 10 horas de passeio. Caminhada por campos de altitude e remanescentes de Mata Atlântica com vista panorâmica de 360º. Altitude de 2100 metros.


Mirante do Estreito

MIRANTE DO ESTREITO: 5 a 6 horas de passeio. Caminhada por campos de altitude com vista para o Vale do Matutu e cabeceiras. Altitude de 1750m.


Cabeça do Leão

CABEÇA DO LEÃO: 2 a 3 horas de passeio. Vista privilegiada da Microbacia e da comunidade local é o atrativo mais visitado. Juntamente com o Pico do Papagaio compõe o portal de entrada do Vale.


Cachoeira do fundo

CACHOEIRA DO FUNDO: 3 a 4 horas de passeio. Com 110 metros de altura, e com abundante volume de água durante todo o ano. Pode ser vista a mais de 20 km de distância.

* Agendamos passeios com guias locais que fazem um trabalho de Educação Ambiental e cobram um valor de acordo com o grau de dificuldade, número de pessoas e duração do passeio.

Outros serviços oferecidos no Vale:

Coopera Matutu: Oferta de gêneros alimentícios e de alguns produtos da região.

Loja do Paiol: Reúne o trabalho de artistas e artesãos da região.

SPA Aroma do Vale: Serviços de terapias alternativas, massagem, ofurôs e escalda-pés. www.aromadovale.com.br

Loja Portal da Serra: Artesanato local e variedades.

Espaço Kurã: Espaço de vivências para receber grupos e reunir oficinas. www.facebook.com/Espaço-Vivência-Kurã

Espaço Oca Soma: Espaço aberto para ciclos de vivências de grupos e práticas terapêuticas. www.ocasoma.com.br

Restaurante da Tia Iraci:Cozinha tipicamente mineira, estilo rústico, feita no fogão à lenha. Com opção vegetariana. www.facebook.com.br/Comida-Mineira-da-Tia-Iraci

Kiko e Kika Restô:A Especialidade da casa é a truta fresca ou defumada, na estrada de terra Aiuruoca-Matutu km 2. www.facebook.com.br/Kiko-Kika-Restô